Misoginia: de Trás-os-montes à Flórida Versão para impressão
Domingo, 13 Junho 2010

As páginas sobre crimes raramente estão entre as minhas leituras, mas esta semana despertaram a minha atenção duas notícias sobre crimes:

Um em Trás-os-montes - "Homem que matou duas mulheres e se suicidou "era muito violento" com esposa (...) Consumado o primeiro homicídio [da sobrinha], o homem, que tem pelo menos duas filhas maiores de idade, terá seguido para a sua própria casa onde, a tiro, matou a esposa, suicidando-se depois."1

Outro na Flórida - "Suicida-se após matar três mulheres e ferir outras tantas: (...) O homem começou a discussão com a ex-namorada no parque de estacionamento, mas, após matá-la, dirigiu-se para o interior do restaurante e atirou deliberadamente sobre várias mulheres, tendo morto duas e ferido outras três. (...)."2

O pormenor e similitude destes cenários não me desperta tanto interesse, mas o que está subjacente sim. A misoginia enraizada na sociedade contribui muito para estes casos. Embora seja mais visível no segundo caso, que o conflito daquele homem não era só com a ex-namorada, mas com as mulheres em geral, tenho razões para crer que o mesmo se aplica ao caso de Trás-os-montes.

Vale a pena recordar e sublinhar estes que são parte dos efeitos da hegemonia patriarcal:

- Conforme o Conselho da Europa, a violência doméstica é a principal causa de morte e invalidez entre mulheres dos 16 aos 44 anos, ultrapassando o cancro, acidentes de viação e a guerra.

- Em 2008, as forças de segurança registaram 27 743 queixas de violência doméstica (GNR 10 096; PSP 17 647) A variação entre os valores entre 2007 e 2008 foi de 26.6% e entre 2006 e 2007 correspondeu a 6.4%.

- Em Portugal, nos últimos 6 anos, morreram 201 mulheres vítimas de violência doméstica: 40 mulheres em 2004, 36 mulheres em 2005, 37 mulheres em 2006 e 21 mulheres em 2007, 42 mulheres em 2008, 25 mulheres em 2009.3

É por isso que eu continuo a defender o feminismo como ciência necessária para erradicar o patriarcado e todos os seus males. Não basta apenas combater o capitalismo, há um mal anterior, milenar até, que persiste: temos de combater ambos os espartilhos da humanidade.

Bruno Góis

1 - Homem que matou duas mulheres e se suicidou "era muito violento" com esposa in Diário de Notícias 

2 - Suicida-se após matar três mulheres e ferir outras tantas in Correio da Manhã 

3 - Os dados são do Relatório "Women and Men. Portugal 2010" da CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Sendo que os relativos à mortalidade por violência doméstica presentes no relatório da CIG foram completados pelos disponíveis no Observatório de Mulheres Assassinadas da UMAR.

 

A Comuna 33 e 34

A Comuna 34 capa

A Comuna 34 (II semestre 2015) "Luta social e crise política no Brasil"EditorialISSUUPDF

 capa A Comuna 33 Feminismo em Acao

A Comuna 33 (I semestre 2015) "Feminismo em Ação"ISSUU | PDF | Revistas anteriores

 

Karl Marx

 

 
 

Pesquisa


Newsletter A Comuna

cabeca_noticias

RSS Esquerda.NET