Neste número pode ler:
Partido, razão necessária A discussão crítica sobre a natureza, papel e concepção, estrutura efuncionamento dos partidos anti-capitalistas é tão antiga quanto omarxismo. As experiências sindicais, cooperativas, mutualistas,enquanto organizações primeiras e primárias do movimento operário, játraziam o germe da necessidade da organização política.
Texto de Luís Fazenda Ler mais...
Exploração, Sindicalismo e Movimentos Sociais Para o desenvolvimento da luta organizada dos trabalhadores é precisoenfrentar dois agudos problemas políticos: a consciência da condição declasse e o avanço autónomo dos movimentos.
Texto de Mariana Aiveca Ler mais...
Sujeito político feminista - o desafio do presente Nas últimas décadas ocorreram grandes transformações no que dizrespeito ao estatuto e ao papel das mulheres. No nosso país o marcohistórico para o início destas transformações é o 25 de Abril de 1974.As mulheres viviam uma situação de grande subalternidade, comdiscriminações consagradas na Lei, afastadas do ensino e da vidapública, marcadas por estigmas muito interiorizados na sociedadeportuguesa de então.
Texto de Helena Pinto Ler mais...
Feminismo(s) e Marxismo: um casamento "mal sucedido"? Os novos desafios para uma corrente política de esquerda dos feminismos Os debates das décadas de 1970 e de 1980 acerca de um "infeliz"casamento entre marxismo e feminismos (Eisenstein, 1979, Hartmann,1981) acabam por se projectar na actualidade, perante os desafioscolocados na (re)construção de uma corrente feminista de esquerda.
Texto de Manuela Tavares, Deidré Matthee, Maria José Magalhães, Salomé Coelho Ler mais...
A ideologia na derrota da revolução A alternativa ao capitalismo, enquanto sistema auto-sustentado naexploração do proletariado e no seu empobrecimento relativo e absoluto,só pode entender-se como sistémica, com um programa político radical,de ruptura total.
Texto de Mário Tomé Ler mais...
Revolução Bolivariana: Estado e Inserção Internacional Partindo da ‘Integração da visão latino-americana das RelaçõesInternacionais e paradigmas de inserção internacional no esquemamarxiano' (parte I), faremos uma digressão ‘Do Socialismo como propostade modelo de estado e de inserção internacional à Política Externa daRepublica Bolivariana da Venezuela' (parte II), atentando na questão‘Revolução Socialista ou Neo-Desenvolvimentista?', e ‘Da disputasocialismo versus neo-desenvolvimentismo no plano interno ao poder doexemplo no plano externo'.
Texto de Bruno Góis Ler mais...
Marxismo e socialização política No início do século XX a tomada do poder era o objectivo impossível dosmarxistas. Na primeira década do século XXI é objecto de todos ostemores.Em poucos anos o "poder socialista", a esperança dos trabalhadorescantada como a grande vitória de 1917, foi-se tornando no maiorpesadelo e progressivamente mergulhou o marxismo numa crise que perdurahá décadas.
Texto de Carlos Santos Ler mais...
|