Mudar em 2010 Versão para impressão
Segunda, 04 Janeiro 2010

No seu tempo de antena, transmitido no passado dia 30de Dezembro de 2009 a CGTP-IN anuncia que o desafio para 2010 é: Mudar de Rumo.

Retoma no essencial os "10 eixos estratégicos para mudar as políticas"que apresentou aos partidos antes das eleições legislativas de 27 de Setembro/09, realçando a necessidade de travar o desemprego; o aumento real dos salários; o combate à precariedade; a garantia do direito à contratação colectiva; a forma de utilização dos dinheiros da Segurança Social; a melhoria da produtividade.

Assume ainda o compromisso de levar a cabo intensas lutas pela defesa do sector produtivo, pelo emprego com direitos, pela defesa da Segurança Social e por um combate muito forte à precariedade.

Deixando de lado o slogan encontrado, a maioria dos activistas laborais estará de acordo com o elenco de problemas apresentados, aos quais urge dar resposta.

Não ignoramos que o movimento sindical continua a ser aquele que em Portugal tem maior capacidade de mobilização.

Sabemos que as lutas não se decretam, constroem-se. É por isso também que a agenda sindical não pode ser condicionada por uma qualquer agenda político-partidária, ao mesmo tempo que não nos podemos dar ao "luxo" de que as lutas laborais e sociais não se encontrem de forma positiva com esse mesmo campo político.

É possível fazê-lo em respeito das partes. Não aceitando nem tentando impor nenhuma forma de dirigismo.

É na procura deste equilíbrio entre esquerdas sociais e esquerdas políticas que os homens e mulheres do Bloco de Esquerda se devem empenhar para que a participação e a mobilização dos trabalhadores efectivos ou precários, desempregados, pensionistas e todos os restantes cidadãos que queiram juntar forças, seja uma realidade, para dar combate às gritantes desigualdades e injustiças com que somos confrontados no dia-a-dia deste País. 

2010 poderá ser o ano para novas práticas e novas lutas.

Francisco Alves, dirigente sindical

 

A Comuna 33 e 34

A Comuna 34 capa

A Comuna 34 (II semestre 2015) "Luta social e crise política no Brasil"EditorialISSUUPDF

 capa A Comuna 33 Feminismo em Acao

A Comuna 33 (I semestre 2015) "Feminismo em Ação"ISSUU | PDF | Revistas anteriores

 

Karl Marx

 

 
 

Pesquisa


Newsletter A Comuna

cabeca_noticias

RSS Esquerda.NET