Primavera Árabe, Inverno Europeu? Versão para impressão
Quarta, 28 Março 2012

represso

No Mundo Árabe, foram as politicas e os regimes autocráticos que fomentaram a revolta juvenil, foi a esperança num regime de eleições livres. Enquanto isso, a Europa continua insistir numa austeridade cega que nos há-de levar a ruptura. Senão vejamos.

Em Inglaterra não foi muito afectada pela não adesão à moeda, ainda assim, tem-se registado uma contínua e significativa descida do nível de vida.

Já em Espanha, o desemprego atingiu os 24 % e metade dos jovens está desempregado sem perspectivas profissionais. É visível o descontentamento, embora também em Espanha e um pouco por toda a Europa a opção do eleitorado foi a castigar os partidos existentes optando pelos partidos de direita.

Em Portugal a situação é alarmante, o desemprego está nos 14% e contínua a aumentar. As medidas de um governo social-democrata, que insiste em cortar na condição de vida das pessoas, enquanto por outro lado, à semelhança de outros países, verifica-se um aumento dos salários dos gestores públicos e continua-se a engordar as contas dos senhores do capital.

Cada vez mais se torna difícil encobrir a desigualdade de sacrifícios, os tumultos e a contestação intensificam-se. Por seu lado, o governo faz de tudo para impedir a mudança e toma medidas radicais; usa a força policial como aparelho repressor da livre expressão porque esta pode pôr em causa as suas medidas.

Em suma, o que ao princípio parecia ser um “desafio económico” transformou-se numa crise e num desafio político com poucas expectativas. O que se pretendia que fosse uma Europa unificada depressa se tornou numa confusão de políticas, os cidadãos europeus aprenderam a dar o certo como incerto e o medo e instalou-se nos trabalhadores

A Europa e o mundo só conseguirão reunir-se quando conseguirmos derrotar a direita e as suas políticas neoliberais.

Ricardo Nunes

 

A Comuna 33 e 34

A Comuna 34 capa

A Comuna 34 (II semestre 2015) "Luta social e crise política no Brasil"EditorialISSUUPDF

 capa A Comuna 33 Feminismo em Acao

A Comuna 33 (I semestre 2015) "Feminismo em Ação"ISSUU | PDF | Revistas anteriores

 

Karl Marx

 

 
 

Pesquisa


Newsletter A Comuna

cabeca_noticias

RSS Esquerda.NET