Editorial d' A Comuna nr. 28 Versão para impressão
Quarta, 08 Agosto 2012

comuna_28

Quando a cidadania responde ao sinal de chamada nos cinco continentes, isso é esperança. Quando a esquerda, apelidada de radical, se torna alternativa popular de poder à barbárie neo-conservadora, isso é esperança. Quando indagamos e construímos novas respostas ao capitalismo em transformação austeritária, isso é esperança. Quando lemos, ouvimos e vemos jovens crescerem na sua vontade, na sua afirmação e na elaboração da alternativa, isso é esperança.

Quando se manda a mulher de volta ao lugar doméstico, isso já não é aceite. Quando se manda o doente pagar ou morrer, isso já não é aceite. Quando se torna o espaço de todos em lugar de privilégio de alguns e exclusão de muitos, isso já não é aceite. Quando a luz que se fez festa em milhares de aldeias e vilas se torna pura mercadoria, isso já não é aceite.

Quando tudo o que é de todos se privativa, para que o que é de todos seja apenas de alguns, isso desperta consciências. Quando a porta que nos reservam é a porta da saída, isso pode ser o princípio da recusa. Quando os direitos do trabalho voltam ao lugar do trabalho sem direitos e apaga a luz ao fundo do futuro, isso impelirá a luta. Quando o capitalismo, realmente existente, se entranha na putrefação financeira e faz dela a sua única razão de existência, isso até pode ser o seu fim de vida.

Como escreve o Pedro Rodrigues a música “empurra o tempo, e empurra-o para qualquer coisa futura”. Outro Pedro, o Filipe Oliveira, acrescenta: “É inútil esta tentativa absurda de nos calarem”. É preciso, como refere o João Teixeira Lopes, “ocupar os espaços vazios da cidadania”. Fá-lo-emos!

Como tentamos demonstrar nesta revista, as privatizações encerram toda a ideologia que recua no tempo, toda a tentativa de nos destruírem os serviços públicos e os direitos inspirados no socialismo. É toda a tentativa cada vez mais dura de nos calarem, toda a tentativa de eliminar a cidadania e vingar o 25 de Abril.

Os ventos que já sopram da Europa animam-nos a incentivar a luta. Cá estamos! Empurramos o tempo para o futuro!

Victor Franco

edit


 

A Comuna 33 e 34

A Comuna 34 capa

A Comuna 34 (II semestre 2015) "Luta social e crise política no Brasil"EditorialISSUUPDF

 capa A Comuna 33 Feminismo em Acao

A Comuna 33 (I semestre 2015) "Feminismo em Ação"ISSUU | PDF | Revistas anteriores

 

Karl Marx

 

 
 

Pesquisa


Newsletter A Comuna

cabeca_noticias

RSS Esquerda.NET