Saudemos os que se rebelam Versão para impressão
Quinta, 10 Fevereiro 2011

 

A rota da rebelião foi traçada, nestes dois últimos meses, pelo sopro de um forte vendaval exigindo democracia, liberdade e dignidade associadas à transformação social. Na «margem esquerda» do Mediterrâneo os povos levantam-se contra as ditaduras e os ditadores fantoches dos interesses transnacionais.
Apesar de não existirem cartazes contra o domínio dos EUA , nem uma expressão clara de luta contra o imperialismo que sustenta os ditadores, ouviram-se manifestantes dizer:  «A nossa situação não é só culpa do Mubarak; é também culpa das potências internacionais».
Esta consciência que se revela nas palavras de manifestantes nas ruas de Alexandria e na Praça Taharir do Cairo, mostra que, não tendo ainda uma expressão generalizada, a possibilidade de surgir uma resposta política anti-imperialista - aliás com força histórica indelével no Egipto com realce para o período entre 1952 e 1970 sob a direcção de Nasser -  vai ser a grande dor de cabeça dos zeladores da «ordem internacional» que não do direito internacional que subvertem e violam criminosamente e sem pudor.
Na Tunísia, depois de uma repressão inicial que a força do movimento social conseguiu travar impondo uma relação «à 25 de Abril» entre tropas e  manifestantes,  o presidente Ben Ali e todo o seu governo foram obrigados a largar o osso, as instituições são objecto de profunda reforma, uma nova constituição irá ser aprovada, as contas dos familiares e amigos de Bem Ali, no valor de milhares de milhões de dólares, foram congeladas.  A «comunidade internacional», ou seja o grupo dos Gs, 2, 8,9, 12 ou 20 – a arquitectura variável do domínio dos EUA - mais os seus cúmplices menores,  irmanados na neocolonização, no genocídio, na deportação a que se chama «refugiados» e no massacre de populações inteiras, foi apanhada de surpresa e não houve  tempo de encanar a perna à rã para salvar o amigo ditador. A capacidade de resposta do imperialismo no seu avatar francês e europeu  foi ultrapassada pela rapidez dos acontecimentos.
No Egipto a coisa fia mais fino. O Egipto é actualmente o grande bastião dos EUA no mundo árabe e um aliado discreto de Israel e da sua política de apartheid , tendo colaborado no cerco a Gaza durante a operação assassina adequadamente intitulada «Chumbo Fundido» .
Trata-se, portanto, de uma questão vital para o Obama impedir qualquer evolução da revolta social no sentido de uma alternativa política independente e socialmente avançada e que possa enfraquecer o domínio israelita na região. Israel, aliás, já deu indicações de quem quer a negociar pelo governo, o mesmo que indigita para substituir Mubarak se necessário.

 

Bate-chapas e tinta robialac…
As negociações levadas a cabo entre putativos representantes do movimento revoltoso e  o poder são uma enorme farsa  O  ditador Hosni Mubarak faz-se representar pelo seu homem mais directamente ligado à CIA e às  prisões e torturas  de prisioneiros de Guantânamo, como acontece, aliás,  com outras ditaduras árabes (a Síria!) e várias democracias europeias, todos unidos na luta terrorista contra o terrorismo. Trata-se do ex-ministro do interior e actual vice-presidente, Omar Suleiman que pessoalmente extorquiu pela tortura confissões para sustentar a tese de Bush de existência de armas de destruição maciça na posse de Sadam  para juistificar a invasão do Iraque.
50% dos trabalhadores  egípcios sobrevivem  com cerca de dois dólares diários o que os torna uma mão de obra ao preço da chuva e uma atracção ao investimento estrangeiro virado para uma dinâmica de exportação altamente competitiva. Tal situação leva os mais liberais norte-americanos a sugerir que os egípcios o que querem é trabalho e pão, independentemente do regime.
A resposta de Obama passa por exigir reformas – claro que de acordo com o cânone imperialista, ou seja liberdade de negócio, de corrupção, de exploração  e de extorsão – apoiadas em mudanças visíveis do ponto de vista da estrutura do poder – eleições sob controlo, liberdade de expressão e manifestação q.b., defesa dos «direitos humanos» ou seja tortura só quando for indicado ou a CIA precisar. E tentar impor uma transição que mantenha Mubarak e/ou o seu aparelho pintados de novo.
O exército que se tem mantido num baixo perfil de intervenção, parecendo assegurar a «tranquilidade» na praça da liberdade mas não travando a ofensiva dos caceteiros assassinos de Mubarak contra os manifestantes, é o instrumento mais fiel dos EUA e a garantia de que a «transição democrática» correrá bem.
Baradei e a Irmandade Muçulmana já entraram no negócio. Os manifestantes que não abrem mão das suas reivindicações essenciais, liberdade, democracia, emprego e elevação real do nível de vida não desistem de associar essas exigências à saída sem condições de Mubarak  e da sua trupe.
As manobras dos EUA costumam sempre levar ao desastre e à carnificina. Mas têm sempre a resposta universal: a guerra se for necessário. Que conduz a novos desastres e carnificinas. Açougueiro-mor!
A dilação na resposta às exigências da revolta social, a utilização do exército para a controlar com aparente quietude e suavidade – apesar dos trezentos mártires como se chamam na cultura árabe - a tentativa de fazer a transição para o grupo reaccionário de el Baradei e o grupo fundamentalista da Irmandade Muçulmana,  vai ter como resultado  a médio prazo, se não for a curto, a possibilidade de um Estado confessional.


… ou lutar contra o domínio imperialista?
O estado confessional, um fascismo com deus por cima, como Israel ou como Arábia Saudita e outros estados árabes, só estará garantidamente posto de parte se a revolução social impuser sem delongas nem hesitações o programa político que está na rua e mobiliza o povo egípcio, e se perceber, rapidamente, que com o imperialismo não há democracia, nem desenvolvimento, nem emprego para o povo.
A possibilidade de novas e mais graves confrontos entre forças inorgânicas ou do partido do poder manipuladas por Mubarak e pelos EUA (que aos milhares se concentraram, frente à assembleia legislativa clamando por que não haja alterações à constituição, ou seja tudo na mesma mubarakianamente) e a massa de revoltosos que já estão a utilizar «sit in’s»  nas estradas e a promover greves e exigem frente ao edifício do governo a demissão do primeiro-ministro, mostrando que a luta vai evoluir.
Se a luta de classes prosseguir avassaladora percorrendo novos caminhos guardando bem forte a memória dos que  Nasser e outros dirigentes árabes rasgaram nos anos cinquenta e sessenta:  os da independência, da recusa da ingerência imperialista, da liquidação dos latifúndios com uma reforma agrária avançada, do desenvolvimento com um programa socialista, o povo egípcio terá dado um passo de gigante na sua luta e pela luta dos povos árabes.
As revoluções nacionalistas árabes, com destaque para a Argélia de Ben Bela, o Egipto de Nasser, o Iraque de Sadam, a Pérsia/Irão de Mossadeg construíram repúblicas laicas e progressivas. Foram as manobras do imperialismo com especial incidência nas ex-potências coloniais que estiveram na origem de ditaduras fundamentalistas ou religiosas.
O desaparecimento prematuro de dirigentes progressistas carismáticos, a capitulação do poder construído sob o programa nacionalista e de expressão social avançada, a corrupção que lhe vem sempre associada, deram espaço ao fundamentalismo islâmico, como aconteceu, aliás, com a própria OLP de Arafat.

 

A abjecção das «nações civilizadas» mostra as partes mais baixas
As revoltas árabes a que estamos a assistir revelam aquilo que a UDP  há muito vem caracterizando: nos dias de hoje, o imperialismo só tem um inimigo real e, a prazo, invencível: a luta e a vasta mobilização social.
Não é o terrorismo fundamentalista que preocupa o império. Mas que os povos sob controlo de ditaduras terroristas ao seu serviço se levantem.
A esperança do prosseguimento da revolução democrática na Tunísia e no Egipto, e eventualmente noutros países árabes, tem uma base histórica profunda e, se mantiver uma vasta mobilização, sairá vencedora porque as forças repressivas estão moralmente debilitadas  enquanto tal e a «comunidade internacional» apesar do seu cinismo abjecto e criminoso não será capaz, pela resposta dos próprios povos em cada país, de admitir uma repressão brutal a um povo armado apenas da sua vontade de liberdade e democracia e de um programa político avançado traduzidos numa mobilização cívica permanente.
Os países da União Europeia e os EUA já sofreram uma forte derrota política que vão pretender escamotear, tentando esconder a vergonhosa cumplicidade e o apoio miserável às ditaduras do Magreb que inclui o suporte à política colonizadora e genocida do povo sahauri por parte de Marrocos com quem Portugal tem um acordo de defesa.
Bem pode Francisco Assis, por detrás duma tonitruante e ridícula indignação recusar, ao lado da direita, uma moção apresentada pelo grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, de saudação à revolta democrática do povo egípcio para esconder a obscenidade da Internacional Socialista a que pertencem os partidos sob fogo popular, assim como a vergonha do apoio de Portugal – fantoche dos EUA – aos outros fantoches magrebinos. Bem pode o Ministro Amado receber com demonstrações de carinho o nazi /sionista ( monstro completo) Lieberman, ministro dos negócios estrangeiros de Israel, directo beneficiário da ditadura de Mubarak e opressor sem restrições do povo palestiniano que coloniza contra todas as resoluções da ONU; bem pode a NATO preparar-se para receber no seu seio, no prolongamento das manobras conjuntas que fazem desde há muito, o Estado criminoso de Israel: estas revoltas no mundo árabe, mesmo que não fossem muito mais longe, já deram uma violenta cacetada na propaganda do império quando tenta esconder o esbulho e a guerra contra os povos com alegações de defesa e implantação da democracia.
A luta social revolucionária, ou seja a instalação no espaço público e sua ocupação como forma de impor a vontade de um povo, não serve apenas como resposta às ditaduras. Ela é, hoje, a resposta às políticas do império no seu próprio terreno. Ela é a forma mais avançada da luta de classes nos nossos dias. O que quer dizer que, na Europa, na nossa Europa, a revolução também pode já ter estado bem mais longínqua.

Mário Tomé

 

A Comuna 33 e 34

A Comuna 34 capa

A Comuna 34 (II semestre 2015) "Luta social e crise política no Brasil"EditorialISSUUPDF

 capa A Comuna 33 Feminismo em Acao

A Comuna 33 (I semestre 2015) "Feminismo em Ação"ISSUU | PDF | Revistas anteriores

 

Karl Marx

 

 
 

Pesquisa


Newsletter A Comuna

cabeca_noticias

RSS Esquerda.NET