Escolhas Versão para impressão
Terça, 13 Março 2012

maniftouradaNão há consensos quando se fala de tourada. E é natural que assim seja. Temos uma sociedade que vem avançando no sentido da condenação do sofrimento dos animais e temos também uma cultura tauromáquica popular associada a sentimentos de solidariedade e coragem. Negar este conflito é não ver a realidade.

Artigo de Catarina Martins

A nossa legislação proíbe já os espetáculos com violência sobre os animais, excluindo, por motivos culturais, a tourada. E a legislação proíbe, não por um qualquer pudor moralista, mas porque a ciência nos diz hoje que os animais com sistema nervoso central, como os cavalos e os toiros, sentem dor e medo. E por isso, sem qualquer sobranceria, o caminho da modernidade terá de ser o fim de uma prática cultural que inflige sofrimento gratuito a animais.

Os 2 projetos de lei que Bloco de Esquerda entregou constroem esse percurso: a proibição dos apoios públicos à tourada e da sua transmissão na RTP. Porque o Estado não pode de nenhuma forma apoiar o espetáculo da violência. Em 2009 foram 1 milhão de euros, entre fundos europeus e apoios autárquicos. Sejamos claros; não é com a desculpa da crise que avançamos com os projetos. É por uma escolha; uma escolha clara de um futuro em que as touradas não têm lugar.

Tem sido esse o nosso caminho; da oposição aos touros de morte à denúncia dos biotérios, passando pela proibição dos animais selvagens nos circos. Foi esse caminho que reafirmámos na última convenção, com a aprovação da uma moção contra o apoio público às touradas. Assumimos sempre a defesa dos animais, contra a violência e a exploração gratuitas. E quando o fazemos trilhamos um caminho duplo: o do equilíbrio ambiental e o da exigência ética de oposição à violência sobre os mais fracos.

 

A Comuna 33 e 34

A Comuna 34 capa

A Comuna 34 (II semestre 2015) "Luta social e crise política no Brasil"EditorialISSUUPDF

 capa A Comuna 33 Feminismo em Acao

A Comuna 33 (I semestre 2015) "Feminismo em Ação"ISSUU | PDF | Revistas anteriores

 

Karl Marx

 

 
 

Pesquisa


Newsletter A Comuna